Saúde da Mulher - Programa do Ministério da Saúde
Programa Saúde da Mulher, 3.0 out of 5 based on 2 ratings

programa saúde da mulher - ministério da saúdeO Governo Federal por meio do Ministério da Saúde criou o programa Saúde da Mulher, que tem como um dos seus principais objetivos, prestar assistência médica mais ampla para as mulheres durante a gravidez.

O programa visa também fomentar de maneira educacional com uma abordagem de conscientização as mulheres sobre temas como planejamento familiar e gravidez com saúde, para que munidas de informação e boa assistência, possam agir de maneira preventiva e com mais atenção em relação ao seu planejamento familiar ideal e também sobre a educação e vida escolar de seus filhos.

Ainda de maneira preventiva e de proteção, o programa Saúde da Mulher tem ainda ações que visam debater sobre a violência contra a mulher, porém ainda na há dados concretos e confiáveis sobre a atuação, pois poucas vítimas do abuso têm coragem para denunciar. Principalmente em áreas rurais, que é onde há uma atuação mais presente do programa.

SAÚDE DA MULHER – GRAVIDEZ COM SAÚDE

Com base em dados do Unicef, quase 1/3 das mulheres vivem em área rural no território brasileiro, e vivendo nesses lugares muitas delas não fazem consultas regulares ao médico durante a gravidez.

Inicialmente essa é a principal vertente que o programa quer atingir, a proposta é de prestar assistência pré-natal durante a gravidez, no parto e após o nascimento do bebê, cuidando e garantindo bom atendimento médico a mãe e filho.

O programa já apresenta resultados importantes, como a redução da morbi-mortalidade infantil e materna. O programa Saúde da Mulher conta com cerca de 4,3 mil profissionais de saúde treinados, bem como a disponibilização de mais de 40 mil leitos obstétricos em hospitais e maternidades.

Há ainda ações de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, câncer cérvico-uterino e câncer de mama, foi facilitado ainda o acesso ao diagnóstico.

PRINCIPAIS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA MULHER

-  Campanha educativa em atenção à saúde da mulher.
–  Assistência pré-natal para gravidez de alto risco, parto e pós-parto, planejamento familiar, urgências obstétricas e menopausa.
–  Serviços de prevenção e tratamento dos problemas decorrentes da violência sexual.
–  Aquisição e distribuição de medicamentos e outras necessidades para planejamento familiar.

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER – PRINCIPAIS RESULTADOS

-  Fortalecimento do atendimento de pré-natal na atenção básica que pode ser notado com o aumento das consultas, que passou de 1,8 milhão em 1994, para 8,2 milhões até o final de 2011.
–  Os partos cesáreos, que representavam 32% do total em 1994, foram reduzidos para 25,2%.
– Capacitação de mais de 4 mil profissionais de saúde e disponibilizados mais 40 mil leitos em hospitais e maternidades integrantes do programa.
– Avanço na cobertura da saúde da mulher pelo SUS, com a incorporação de cirurgias plásticas reparadoras de mamas decorrentes de tratamentos contra o câncer.

Com este artigo temos o objetivo de chamar a atenção e prestar o serviço de utilidade pública, informando e mostrando que o melhor caminho para uma boa saúde é a prevenção. Todos os serviços citados são prestados por meio do SUS (sistema único de saúde) e as mulheres dever batalhar por seus direitos, com a saúde em dia podemos nos preocupar em nos mantermos sempre lindas com as dicas de moda e beleza que você encontra aqui no Dicas de Mulheres.

Faça sua parte, compartilhe este artigo nos botões abaixo e deixe também o seu comentário!

VN:F [1.9.22_1171]
Avalie este Artigo!
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>